quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Comunicação: uma ferramenta para atingir resultados.

Olá! Sejam muito bem-vindos ao blog "Porque sou enfermeira".

Aqui estou eu, postando o primeiro texto do blog, com um tema/ferramenta que considero muito importante para o sucesso de qualquer Enfermeiro numa organização, a Comunicação.

Sabemos que o Enfermeiro tem basicamente quatro funções que norteiam sua profissão: assistencial, gerencial, educativa e de pesquisa. Sabemos também que essas atividades não são desenvolvidas de forma isolada e é justamente a relação de harmonia entre elas que possibilitará oferecer uma assistência de qualidade e segura ao cliente. Para desenvolver todas essas funções, utilizamos o processo de trabalho em equipe, contamos com técnicos em enfermagem, auxiliares, e com uma diversidade de profissionais especializados em saúde em um mesmo espaço físico. Assim, para sobreviver numa organização é preciso que nossas ações estejam pautadas em modelos cooperativos, usando mais força da equipe que a excelência individual. E para que seja possível ter uma equipe com bom desempenho, uma das competências necessárias ao Enfermeiro é a capacidade de comunicar-se de maneira eficaz, superar o desafio da boa comunicação é uma das coisas mais difíceis que existem dentro das instituições. Pois mesmo, o mais esforçado a utilizar este método diante do estresse cotidiano, por vezes escorrega; o importante é continuar treinando, para se sentir mais próximo do ideal e assim estar sempre a oferecer caminhos para que a equipe desenvolva as ações da assistência de maneira eficiente e livre de riscos.

Vejamos o que nos diz o Jornalista mestre em RH, Gustavo Gomes de Matos, autor do livro “A Cultura do Diálogo”.

-Saber ouvir é o maior segredo do sucesso na vida pessoal, profissional e empresarial. Essa é a conclusão a que qualquer um pode chegar ao se dispor a pensar, ou melhor, a dialogar consigo mesmo sobre a relação de causa e efeito entre comunicação eficaz e ações bem sucedidas. Ela está presente em todos os aspectos da existência humana. Entretanto, é muito comum aparecerem os ruídos de comunicação nas relações sociais. Uma informação mal transmitida desmotiva e atrapalha o andamento do trabalho. Segundo Gustavo Matos, apesar do saber ouvir ser o fator mais importante para o sucesso da comunicação é, ao mesmo tempo, um dos aspectos mais negligenciados no seu processo. As necessidades individuais de valorizar suas idéias, determinar conceitos e preconceitos, expressar opiniões e ditar regras, seguem na contramão da proposta central de estabelecer uma dinâmica de diálogo.Saber ouvir transcende o ato de escutar; é compreender a pessoa que se expressa; é entender a mensagem que ela transmite; é assimilar o que é dito por palavras, atitudes, gestos ou silêncio; é perceber a grandeza da essência da comunicação e do diálogo; é alcançar a plenitude do relacionamento humano.

Deste modo, conclui-se que é hora de abandonar as relações hierárquicas e rígidas centralizada na figura do enfermeiro “chefe” que dá as ordens aos seus “subordinados”, o contexto atual mostra a necessidade do espaço coletivo e  democrático. Faça uma análise se está fazendo da comunicação uma estratégia de sucesso ou de insucesso na vida profissional e pessoal.

Uma importante dica retirada do livro "A Cultura do Diálogo": Evite, logo nas primeiras frases do interlocutor, estar pensando no que irá responder.

Um abraço.

Espero que leiam, comentem e compartilhem.


Leituras utilizadas para composição do texto:

-Livro: A Cultura do Diálogo (Gustavo Gomes de Matos, Jornalista e Mestre em RH)
-SPAGNOL, Carla Aparecida. (Re)pensando a gerência em enfermagem a partir de conceitos utilizados no campo da Saúde Coletiva. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 119-127. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232005000100019.




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