sexta-feira, 16 de março de 2012

Acreditação hospitalar: certificação dos serviços de saúde.

Bom dia Enfermeiros de plantão!Olha aí mais um tema que merece ser melhor compreendido: 
Acreditação hospitalar, certificação dos serviços de saúde.

A  Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. É voluntário, periódico e reservado. Suas principais vantagens são:

•    Segurança para os pacientes e profissionais;
•    Qualidade da assistência;
•    Construção de equipe e melhoria contínua;
•    Útil instrumento de gerenciamento;
•    Critérios e objetivos concretos adaptados à realidade brasileira;
•    O caminho para a melhoria contínua.
(ONA, 2011)

As instituições acreditadoras são empresas de direito privado, credenciadas pala ONA, que têm a responsabilidade de proceder à avaliação e à certificação da qualidade dos serviços de saúde em âmbito nacional. (FELDMAN; GATTO; CUNHA, 2005)  A ONA, por sua vez, foi criada em maio de 1999, é reconhecida formalmente como entidade competente para o desenvolvimento do processo de acreditação hospitalar. Tornou-se parceira do Ministério da Saúde em todas as fases deste processo, desde a habilitação das instituições acreditadoras até a certificação dos hospitais. (BRASIL, 2002)
Para acontecer o processo de acreditação, a Organização Prestadora de Serviços de Saúde deve manifestar interesse, deve contratar umas das Instituições Acreditadoras credenciadas pela ONA. A Instituição Acreditadora verifica os documentos da Organização Prestadora de Serviços de Saúde e marca a visita de avaliação.

Os padrões do Instrumento de avaliação são definidos em três níveis de complexidade crescente, o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar os define da seguinte maneira:

Nível 1: Tem como princípio a segurança, ou seja, estrutura básica capaz de garantir a assistência para execução coerente de suas tarefas.

Nível 2: Tem como princípio a segurança e a organização, ou seja, existência de normas e rotinas, procedimentos documentados.

Nível 3: Tem como princípio a segurança, a organização e práticas de gestão e qualidade, ou seja, utilização de sistema de informação institucional consistente, baseado em taxas e indicadores, que permitam análises comparativas com referenciais adequados e a obtenção de informação estatística e sustentação de resultados, para que possam identificar evidências de melhorias em todas as área da organização.

Terminada a avaliação, a equipe de avaliadores emitirá o Relatório de Avaliação com os resultados da visita, que será apresentado à Organização Prestadora de Serviços de Saúde. De acordo com o resultado da avaliação, a Organização Prestadora de Serviços de Saúde recebe um certificado de um dos níveis: “Acreditado”, “Acreditado Pleno” ou “Acreditado com Excelência”. (FELDMAN; GATTO; CUNHA, 2005).

Atualmente, 285 organizações possuem certificação válida, entre hospitais, clínicas, hemocentros e laboratórios. A maioria dos estabelecimentos acreditados está concentrados nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para o Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, ultimamente, a procura vem aumentando também nos estados do Nordeste. São pouco mais de 150 hospitais com certificação válida, mas o último ano registrou crescimento vigoroso no segmento, com um volume aproximado de 400 novos estabelecimentos em fase de certificação. (ONA, 2011)




Espero que tenham gostado. Conhecimento nunca é demais.


Tenham um um bom fim de semana.


Leituras Utilizadas:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar. – 3. ed. rev. e atual. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em < http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/02_0060_M.pdf> Acesso em 01 ago. 2011.

FELDMAN, L.B.; CUNHA, I.C.K.O. Identificação dos critérios de avaliação de resultados do serviço de enfermagem nos programas de acreditação hospitalar. Rev Latino-am Enfermagem 2006 julho-agosto; 14(4):540-5. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rlae/v14n4/v14n4a11.pdf> Acesso em 01 ago. 2011.

Para mais informações acesse o site: www.ona.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário