sexta-feira, 30 de março de 2012

Boas Práticas nos Serviços de Saúde

Uma temática que sido destaque na área da saúde atualmente é : Assistência à saúde de forma segura, livre de riscos. E para que isso aconteça uma organização de saúde precisa ter boas práticas. Sendo assim, os serviços de saúde precisam estar preparados e organizados para funcionar adequadamente. Foi com este intuito que a ANVISA publicou no Diário Oficial da União a Resolução-RDC Nº 63, de 25 de novembro de 2011, que dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os serviços de saúde.
Essa resolução se aplica a todos os estabelecimentos de saúde no país e o seu objetivo é estabelecer requisitos de Boas Práticas para funcionamento desses serviços, fundamentados na qualificação, na humanização da atenção e na gestão, bem como na redução e controle de riscos aos usuários e meio ambiente. A resolução destaca alguns aspectos importantes para o desenvolvimento das Boas Práticas nos serviços de saúde, que estão demonstrada na figura a baixo:



Figura 1 – Boas Práticas de Funcionamento dos serviços de saúde
Fonte: BRASIL (2011)
Note que para alcançar as Boas Práticas de Funcionamento, os serviços de saúde devem articular todos os itens demonstrados na figura, uma vez que a ocorrência de falhas nos processos pode interferir na efetividade e qualidade do serviço. A seguir os pontos principais de cada um desses aspectos de que trata a Resolução:
Garantia da Qualidade: Os serviços também devem fornecer todos os recursos necessários para o funcionamento. As reclamações dos usuários devem ser analisadas, e, caso tenham procedência, as providências necessárias devem ser adotadas.
Segurança do Paciente: Os serviços de saúde devem adotar estratégias voltadas à segurança do paciente, tais como identificação do mesmo, orientações para a higienização das mãos, prevenção e controle de eventos adversos, segurança cirúrgica, dentre outros.
Condições Organizacionais: Os serviços devem possuir regimento interno que contemple a definição e descrição de todas as suas atividades técnicas, administrativas e assistenciais, bem como as responsabilidades e competências.
Prontuário do Paciente:O registro no prontuário é responsabilidade do profissional que presta atendimento, o armazenamento do prontuário é responsabilidade do serviço de saúde. Assim, o prontuário deve ser preenchido de forma legível e estar permanentemente disponível ao paciente ou aos seus representantes legais e à autoridade sanitária, quando necessário.
Gestão de Pessoal:O serviço deve possuir equipe multiprofissional dimensionada adequadamente, de acordo com seu perfil de demanda. Os profissionais devem ter formação e qualificação compatível com as funções desempenhadas.
É obrigação do serviço de saúde promover a capacitação dos profissionais, antes do início das atividades, e, também de forma permanente, de acordo com a evolução do conhecimento e identificação de novos riscos.
Gestão de infra-estrutura: O projeto de arquitetura deve estar atualizado e de acordo com as atividades desenvolvidas. As instalações físicas dos ambientes externos e internos devem estar em condições de conservação, segurança, organização, conforto e limpeza.
Proteção à Saúde do Trabalhador: Quando houver mais de vinte funcionários é obrigatória a instituição de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Os profissionais devem passar por avaliação periódica de saúde ocupacional. 
Gestão de Tecnologias e Processos: Com relação aos processos, o serviço de saúde deve dispor de normas, procedimentos e rotinas técnicas escritas e atualizadas, contemplando todos os seus processos de trabalho, em local de fácil acesso a toda a equipe. 
Quanto à gestão de tecnologias, o serviço de saúde deve realizar o gerenciamento dessas de forma a atender as necessidades do serviço.
Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas: O objetivo deve ser impedir a atração, abrigo, acesso e proliferação de vetores e pragas urbanas. Quando for necessário controle químico, este deve ser realizado por empresa habilitada e com licença sanitária e ambiental.Também não é permitido comer ou armazenar alimentos em locais destinados à execução de procedimentos de saúde.

Concluimos então, caros colegas, que é importante compreendermos nosso papel, pois como profissionais de enfermagem, podemos incluir as Boas Práticas em nossas atividades, melhorando a qualidade da assistência à saúde.  


(Hoje participei de um processo seletivo no Hospital GREENHILL;  hospital sediado no Ipiranga desde 1988, tornou-se um Hospital que oferece os melhores recursos para realização de cirurgias de pequeno e médio porte, além de equipe médica multidisciplinar para pronto atendimento e atendimento ambulatorial, unidade de internação e centro de diagnóstico por imagem. Deixo aqui, um parabéns, pela organização do processo, pela recepção agrádavel, pela atenção do Dr. Francisco; coisas que vem sendo dispensadas em algumas organizações de saúde, isso também são BOAS PRÁTICAS).
 
Até o próximo tema. Um abraço e bom final de semana.



Leituras Utilizadas:

COFEN/ ATUALIZAÇÕES/ BOAS PRÁTICAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: www.jornadaead.com.br/cofen/atualizacoes/atualizacao_7_Boas_Praticas_nos_servicos_de_saude.html

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução-RDC nº 63, de 25 de novembro de 2011. Disponível em: <http://www.saude.mt.gov.br/portal/controle-infeccoes/documento/doc/rdc_63_nov_2011_boas_prat_serv_saude.pdf> Acesso em 09 dez. 2011

4 comentários:

  1. Meus parabens blog que está com um conteudo sólido para quem pretende agregar os conhecimentos postados...

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  2. Obrigada! Acredito que para uma atuação com confiança é necessário ter um conhecimento sólido, embasado no conhecimento científico. Sem falar da necessadidade de ir além do bancos da sala de aula, como neste caso, ter uma visão abrangente de uma organização de saúde. Volte sempre, conhecimento nunca é demais.

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  3. Estou esatudando Técnico em Enfermagem e pretendo depois prosseguir em estudos de nível superior. Gostei muito dos seus textos. espero que você não pare de publicá-los. Vou divulgar na minha turma !
    Sucesso !
    Susana

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  4. Olá Ana, você trabalha atualmente neste hospital? Fui chamada para um processo lá e queria saber se é um bom local e para crescer profissionalmente.

    Att.

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