sábado, 25 de fevereiro de 2012

Para liderar é preciso conhecer.

Olá!

Espero que quem tenha visitado o blog tenha gostado do conteúdo.

Hoje o assunto abordado será “Diagnósticos de Enfermagem”. Considerando que é muito importante para um enfermeiro conhecer e principalmente compreender a linguagem padronizada da área, os Diagnósticos de Enfermagem, pois são eles que oferecem bases para as intervenções e resultados, pelo qual o enfermeiro será responsabilizado.

Para liderar não basta saber, é necessário compreender “Como colocar em prática”.


Em 1982, o grupo Nacional de Classificação de Diagnósticos de Enfermagem (NANDA) desenvolveu uma lista de diagnóstico de enfermagem, em ordem alfabética, originando a Taxonomia I, mais utilizada no mundo. Em 2000 originou-se a TaxonomiaII, determinada na14ªConferência da NANDA, que por seu vez Compreende: domínios, classes e diagnósticos (13 domínios, 47 classes, 188 diagnósticos).
E desde então, a Taxonomia II da NANDA vem sendo aperfeiçoada, com a inclusão de novos diagnósticos. Na última edição da NANDA, os diagnósticos de enfermagem e o material de apoio aprovados pelo Comitê, foram submetidos à votação dos associados, no site da NANDA e após a aprovação pelos associados, os diagnósticos de enfermagem foram colocados na Taxonomia II da NANDA-International. Como mostra a figura:



Conhecendo os domínios e Classes, é hora de saber como usar os Diagnósticos.

O Diagnóstico de Enfermagem é composto por:

Título: Estabele um nome para o diagnóstico. É um termo ou expressão concisa que representa um padrão de índicos relacionados.

Definição: É descrição clara e precisa do diagnóstico, delinea seu significado e ajuda a diferenciá-lo de diagnósticos similares.

Características Definidoras(Manifestações): São indícios que se agrupam como manifestações do diagnóstico.

Fatores Relacionados (Causas): Fatores que parecem mostrar algum tipo de relação padronizada com o diagnóstico.

Fatores de risco: Fatores ambientais e elementos fisiológicos, psicológicos, genéticos ou químicos, que aumentam a vulnerabilidade de um indivíduo.


Consideramos então que teremos o diagnóstico que poderá ser real e o diagnóstico que poderá ser de risco.

Diagnóstico Real: Título+Definição+Características Definidoras+Fatores Relacionados

Exemplo:
Título: Eliminação Urinária Prejudicada
Definição: Distúrbio na eliminação de urina
Características Definidoras (Manifestações): Disúria, Poliúria/ Hesitação Urinária/ Incontinência/ Noctúria/ Retenção Urinária/ Urgência Urinária.
Fatores Relacionados (Causas): Dano sensório-motor/Infecção do trato urinário/Múltiplas causas/Obstrução Anatômica.


Diagnóstico de Risco:Título+Definição+Fatores de Risco

Exemplo:
Título: Risco de Infecção
Definição: Risco aumentado de ser invadido por organismos patogênicos.
Fatores de Risco: Agentes Farmacêuticos(imunossupressor)/Defesas primárias inadequadas/Conhecimento insuficiente para evitar a exposição a patógenos/ Desnutrição/ Doença crônica/Traumas.

Assim, conclui-se que o DE (diagnóstico de enfermagem) é o julgamento clínico das respostas do indivíduo,da família ou da comunidadeaos processos vitais ou aos problemas de saúde reais ou potenciais, os quais fornecem a base para a seleção das intervenções de enfermagem, para atingir resultados, pelos quais o enfermeiro é responsável.



Um abraço! 


Leituras Utilizadas:

-Braga CG, Cruz DALM. A Taxonomia II proposta pela North American Nursing Diagnosis Association (NANDA).Rev Latinoam Enferm. 2003;11(2):240-4.
-Classificações de diagnóstico e intervenção de enfermagem: NANDA-NIC.(Alba Lúcia), 2009.







 



2 comentários:

  1. Oi Ana, to acompanhando o blog e gostando de ver que já postou outro tema, gostei de relembrar os DE, ficou bem organizado da forma que você colocou. Bom, como em maioria, somos recém formados, gostaria de sugerir algum tema a respeito de como anda o mercado e os empasses na busca de oportunidades, legal também falar da rotatividade em algumas áreas e instituições, porque isso influencia visivelmente na assistência ao paciente, fica ai minha sugestão...valeu Aninha, beijos

    ResponderExcluir